quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Rei Pelé ganha R$ 8 milhões, mas será liberado só em 2010

O anúncio foi feito no final da manhã desta quarta-feira, em reunião realizada no Palácio República dos Palmares, Centro de Maceió, e que contou com a presença de personalidades do esporte, como o secretário Roberto Mendes, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, e o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado.Apesar da verba, já garantida, o estádio será totalmente liberado somente em 2010. Até lá, o Governo do Estado trabalha para liberá-lo parcialmente, a fim de não prejudicar ainda mais o clubes da capital, que participam do Campeonato Alagoano – cujo início já foi confirmado para o próximo sábado, com a partida entre CSA e Coruripe, no Estádio Nelson Feijó, o campo do Corinthians Alagoano.MedidasO secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Roberto Mendes, disse que uma das principais medidas é o serviço de impermeabilização, a fim de que o estádio não mais apresente infiltrações. A reforma, lembra o secretário, contempla toda a recuperação estrutural, a exemplo das instalações hidráulica e elétrica.O secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, lamentou, no encontro, o fato de os clubes continuarem no prejuízo, em virtude da interdição, mesmo que parcial. “A recuperação será por partes, para não interditarmos todo o estádio, o que deverá ser feito somente em 2010”, explicou o secretário, sobre a reforma que, quando concluída, irá ofertar um banheiro especialmente aos profissionais de imprensa que trabalham à beira do gramado.
Sem previsão
As obras, segundo ele, serão iniciadas já nesta semana, a fim de que os jogos do Campeonato Alagoano não sejam ainda mais penalizados. “Será apresentado um parecer do andamento da reforma em até 15 dias, para, possivelmente, liberarmos o Rei Pelé para jogos de pequeno porte”, afirmou Machado, não descartando a possibilidade o a partida ser realizada, assim como no ano passado, em Arapiraca.Já o presidente da FAF, Gustavo Feijó, lembrou que o clássico deverá ser realizado no início de março, casos ambos os times se classifiquem para o quadrangular final do 1º Turno da competição.
No caso de o Rei Pelé apresentar condições, antes do previsto, de sediar o clássico, o clube mandante é quem irá dispor sua torcida nas grandes arquibancadas, o que já é motivo de polêmica – o CSA, com maior torcida, é o time insatisfeito. CapacidadeDurante a reunião, os representantes do Governo do Estado frisaram que o Rei Pelé, atualmente, comporta 20.811 torcedores. Contudo, a liberação parcial será feita a somente 12.900 expectadores, por medida de segurança.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Dalmo Sena, falou sobre as medidas emergenciais. “A troca dos tapumes de madeira por grades é uma delas. Precisamos também de uma rampa móvel para facilitar o deslocamento dos bombeiros à arquibancada, além de aumentar as muretas que separam as arquibancadas e o fosso do estádio, que separam, já que elas devem ter no mínimo 1,3 metros. Alguns locais não atendem esse tamanho”, explicou o comandante, lembrando que já foram feitas três vistorias no estádio e que o mesmo não foi aprovado em nenhuma delas.
Gustavo Feijó finalizou: ‘Tudo isso trará grande prejuízo aos clubes, que terão de alugar o campo. Mas temos que começar o campeonato. O CSA já cogitou a possibilidade de vender o ingresso a R$ 30 por conta disso”.

Gazeta Web